terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Cuidando do Meu Pai

Poucos dias atrás fui a um mini-mercado e conversando com o dono, este me convidou para conhecer sua nova casa.

A casa era feita para comportar pessoas que tivessem dificuldades de locomoção, com portas mais largas, rampas de acesso, etc. Isso encareceu a obra ao ponto de dobrar seu preço.

Não precisei perguntar porque. Ele me disse que sei pai estava em cadeiras de rodas e necessitava ser cuidado por ele. Entretanto seu pai faleceu no decorrer da obra. Mas ele continuou, pois não sabia se teria o mesmo tratamento e cuidados pelos próprios filhos.

Aquele homem, embora tivesse outros irmãos, assumiu custos e tempo para cuidar de seu pai, e o fez com muito carinho. As instalações reservadas para uso do pai tinham acabamento fino e se não estivessem boas eram refeitas pelos pedreiros.

Existem uma frase, dessas de Facebook, que diz: um pai cuida de dez filhos, dez filhos não cuidam de um pai.

Independente da performance de meu pai, já assumi que não deixarei qualquer dúvida a respeito da minha responsabilidade de cuidá-lo e amá-lo em seus dias de necessidade. Se meus irmãos quiserem ajudar, amém, caso contrário cuido eu.

Essa é claramente uma das responsabilidades dos filhos. Não importa se seu pai cuidou bem ou não de você. A inépcia, incapacidade ou irresponsabilidade do seu pai, não exime de você como filho cumprir as suas responsabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário