sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

Piaget e o tempo em tela

Jean Piaget foi um renomado psicólogo suíço, conhecido por seus estudos pioneiros no desenvolvimento cognitivo infantil. Sua teoria, profundamente influente na educação e na psicologia, foca em como as crianças adquirem conhecimento e compreendem o mundo ao seu redor.

 Piaget identificou quatro estágios principais no desenvolvimento cognitivo:

 1. **Estágio Sensório-Motor (0-2 anos)**: As crianças experimentam o mundo através dos sentidos e ações, como olhar, tocar e pegar.

2. **Estágio Pré-Operacional (2-7 anos)**: Nesta fase, as crianças começam a desenvolver a memória e a imaginação. Elas podem simbolizar objetos e acontecimentos e começam a brincar de "faz de conta".

3. **Estágio Operacional Concreto (7-11 anos)**: As crianças começam a pensar logicamente sobre objetos e eventos concretos.

4. **Estágio Operacional Formal (a partir dos 12 anos)**: Aqui, o pensamento abstrato e lógico se desenvolve plenamente.

No contexto do desenvolvimento da moralidade, Piaget também teorizou que as crianças evoluem de um entendimento baseado em regras externas para um entendimento mais autônomo da moralidade. Ele propôs que as brincadeiras têm um papel central neste processo. 

As brincadeiras infantis, segundo Piaget, são essenciais para o desenvolvimento cognitivo e moral. Através delas, as crianças aprendem sobre regras, cooperação, e justiça, desenvolvendo habilidades sociais e éticas. Por exemplo, jogos com regras ajudam as crianças a entender e negociar regras sociais e morais, enquanto o jogo simbólico (como brincar de faz de conta) fomenta a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas.

Piaget acreditava que ao interagir com seus pares em um ambiente de brincadeira, as crianças aprendem a negociar, resolver conflitos e compreender a importância de regras, contribuindo assim para o desenvolvimento natural da moralidade. Este processo é gradual e integrado com o desenvolvimento cognitivo geral da criança.

O tempo em tela alija a criança dessas interações. Mas ele não interage pela tela? Mas pode fugir e ignorar se desconectando e mudando de jogo ou mesmo reiniciando a partida. Ou seja, tem controle total. A ausência de controle do mundo infantil e seus relacionamentos é o que preenche a criança com modelos que irão construir suas decisões na vida adulta.



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