domingo, 9 de junho de 2024

O livro de Hebreus

📜 O autor de Hebreus reconhece a complexidade de suas exposições (Hb 5:11). Este livro, sem citar os Evangelhos, demonstra familiaridade com 1 Pedro, caracterizando os cristãos como "estrangeiros e peregrinos" e se referindo a Cristo como o "supremo pastor" (1 Pe 2:11; Hb 13:20).✉️ Por volta de 200 d.C., Hebreus era considerado uma epístola de Paulo, mas hoje é visto como uma obra de pregação com um encerramento epistolar, influenciado por Paulo, mas não escrito por ele (Boring, 2016, p. 763-765).

🌟 O tema central é a superioridade de Cristo como sumo sacerdote e mediador de uma nova e superior aliança (Hb 7:1-10:18). Os cristãos buscam a cidade celestial de Deus, não Jerusalém terrena (Hb 12:21-22).📜 Cristo é superior aos anjos, a Moisés, e é o sumo sacerdote supremo, realizando algo melhor e absoluto (Boring, 2016, p. 776-777). Isso implica uma condição superior para os crentes (Hb 12:18-24).

🛡️ O livro desafia os cristãos a perseverarem no testemunho, mesmo com risco de martírio, vivendo como Cristo e lutando contra a injustiça. Somos chamados a oferecer sacrifícios de louvor a Deus (Hb 13:15-17).

🌍 Os seguidores de Cristo são estrangeiros e peregrinos. Hebreus é considerado o melhor grego do Novo Testamento, com uma visão platônica, mas sem as ideias de Filo de Alexandria (Boring, 2016, p. 767).

📖 Historicamente, tratado como pregação e erroneamente atribuído a Paulo, Hebreus é agora reconhecido como uma obra-prima de pregação epistolar (Boring, 2016, p. 763). 🔗 A superioridade de Cristo é destacada em comparação ao judaísmo, que é valorizado para argumentar a favor da nova aliança de Cristo (Heen & Krey, 2008, p. 31).

🏛️ Hebreus trabalha a teologia da "aliança", enfatizando a eternidade desta nova aliança, com o tabernáculo terreno como esboço do celestial (Hb 8:5). A nova aliança está escrita no coração (Heen & Krey, 2008, p. 184).🛡️ Os cristãos são chamados a perseverar no testemunho, oferecendo sacrifícios de louvor a Deus, praticando o bem e partilhando com os outros (Hb 13:15-17). Cristo suportou humilhação, e devemos seguir seu exemplo (Hb 13:12-14).

✝️ A cruz de Cristo revoluciona tudo. Os cristãos são chamados a viver com menos e suportar abusos, pois a cruz é um altar do mundo (Leão Magno).🙏 Nosso sacrifício a Deus é o agradecimento e a perseverança, que nos aproximam dele. A misericórdia é outro sacrifício agradável a Deus (Agostinho).

⛪ Devemos nos comportar bem uns com os outros, sabendo que a misericórdia é o verdadeiro sacrifício. Precisamos das orações uns dos outros, como os apóstolos pediam (Agostinho).📜 Hebreus encerra desejando que a boa obra de Deus produza em nós o que é agradável na presença do Senhor, o Deus da paz. Que a graça de Deus esteja com todos nós (Hb 13:25).

#Hebreus #CristoSupremo #SumoSacerdote #NovaAliança #CidadeCelestial #TeologiaCristã #TestemunhoCristão #Perseverança #TabernáculoCelestial #SuperioridadeDeCristo #Estudobíblico #Epístola #Platonismo #CruzDeCristo #SacrifícioDeLouvor

Nenhum comentário:

Postar um comentário