quarta-feira, 28 de março de 2012

Elogio


Marta, mãe de Claudio, tinha habilidades musicais herdadas de seu pai. Alias, a família toda tocava em algum nível, um instrumento musical.
Claudio, entretanto apresenta uma facilidade em aprender e ter habilidade em mais de um instrumento com alta qualidade.
Assim, a mãe pedia ao filho em determinadas ocasiões que tocasse para ela músicas que a acalmavam e outras alegres conforme o seu estado de espírito solicitava.
Certa feita após muito treino, Claudio resolveu apresentar para a mãe a conquista de um novo instrumento: a flauta doce.
A mãe teve uma reação raivosa ao exposto pelo filho e vaticinou:
- Ninguém ganha dinheiro com esse instrumento pode parar de aprender essa coisa horrível.
Com 15 anos Claudio teve a sua primeira critica negativa. Vinda logo da pessoa que mais admirava.
A partir daí passou evitar sua mãe e os pedidos que ela fazia para tocar. Isolou-se, ganhou uma depressão e vivia muito triste.
A família logo associou o afastamento do garoto a fase da “aborrescência” e o deixaram de lado.
Já casado, fez conosco um curso de Como Criar seus filhos, percebeu algumas das suas limitações e questionamentos tinham origem neste fato.
Conversamos, oramos e resolvemos a questão.
Claudio encontrou sua mãe e trataram do assunto. Houve pedidos de perdão de parte a parte.
Encontrei Claudio outro dia e perguntei sobre sua vida e seus relacionamentos como andavam.
Ele me relatou que não havia mais barreiras entre ele e seus pais, irmãos e esposa. A tristeza e sentimentos de isolamento desapareceram. Passou a tocar com entusiasmo na igreja e inclusive para sua mãe.
Os pais precisam observar as emoções dos filhos quando estes trazem notícias a respeito de suas atividades. Uma nota na escola, um instrumento dominado, um gol feito são sempre dignos de elogio. Mesmo nas horas em que são repreensíveis devemos tomar cuidado com nossas expressões sejam elas orais ou físicas, no intuito de preservar as emoções de nossos filhos ou mesmo esposa.
Tivemos a oportunidade de tratar com muitos casais que tinham problemas em seus casamentos no que diz respeito a confiança, depressão e tristeza em que a origem era o modo que os pais lidavam com as conquistas e erros dos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário