domingo, 25 de março de 2012

Verdade x Mentira

Nos dias que a lei passou a exigir que crianças de 4 a 7 anos e meio deveriam usar assento de elevação, com o cinto de segurança de três pontos do carro, encontrei um amigo ao sair do trabalho.
Ele estava esperando pela esposa e o filho estava no banco de trás.
Perguntei para o menino qual a idade e ele me respondeu 8.
O pai se indignou:
- Você tem 6 anos!
Ao que o menino replicou:
- Tenho 8 anos pai.
Depois de duas ou três tentativas do pai em demover a criança daquela ideia, entrei na conversa e perguntei diferente.
- Porque você diz que tem essa idade?
Ele respondeu:
- Meu pai disse que quando estiver dentro do carro tenho 8 anos.
O pai sorriu amarelo e contou que estava sem dinheiro para comprar a cadeira.
A esposa chegou e o salvou de mais explicações se é que é possível explicar tal mentira.


Em algumas oportunidades que tenho de receber casais com problemas com filhos adolescentes, destaco a necessidade de voltarem atrás e pedirem perdão pelas vezes que pediram que os filhos mentissem.
Mentiras mais comuns nas famílias.
Telefone:
- Diz que não estou.
- Fala que estou doente.
- diz que ligo mais tarde.
- diz que estou ocupada.
Cinema e afins:
- Diz que é mais novo para pagar meia ou não pagar nada.
Visitar outras pessoas:
- diz que a comida está boa mesmo que não esteja.
- diz que o bebê é bonito.


A mentira vira um meio fácil e cômodo de resolver problemas e se torna muleta. Logo os próprios pais se tornam vítimas deste expediente sórdido.
A segunda consequência é o afastamento que os adolescentes e jovens tomam dos hipócritas.
Pois os pais passam a dizer que a verdade é importante, mas mentem o tempo todo.
Isso faz com que os jovens se afastem de tudo que os pais representam trabalho, amigos e igreja.


As lacunas deixadas pelos pais causam tristeza, depressão e isolamento dos filhos adolescentes e jovens.
A mentira é uma espécie de desculpa ou muleta, e quem é bom em mentira ou desculpas não é bom em mais nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário