segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pais Preparados, Filhos Educados


Claudia e Julio planejaram e nasceu Luiza, uma linda menina.

Claudia fazia faculdade e trabalhava, e tendo em vista o novo membro da família resolveu dedicar-se em tempo integral ao seu cuidado e educação.

Este casal percebendo os desafios que surgiriam com a bem-vinda chegada de Luiza investiram tempo e dinheiro em um curso chamado “Como criar seus filhos”, pertencente à Universidade da Família (UDF).
Luiza, finalmente nasceu e eles aplicaram os ensinamentos apreendidos durante o curso. Fui visitá-los uns anos atrás e tive gratas surpresas quanto ao relacionamento dos três.

Quando é chamada para almoçar, Luiza, junta rapidamente seus brinquedos e se dirige a uma cadeirinha que possui cinto de segurança e mesinha. Ela sobe, põe o cinto e coloca as mãos sobe a mesa indicando que está pronta para comer.

Durante a refeição ela come sozinha, põe na colher apenas o que cabe na boca e mastiga tudo sem derrubar comida no chão e sem sujar o rosto. Ao término, balbucia algumas palavras que indicam que terminou. Se sujar as mãos ela as levanta e aguarda sua mãe vir limpá-las.

A mãe por sua vez a elogia, a abraça e retira o cinto. Ato contínuo ela vai em direção ao banheiro para escovar os dentes. Uma curiosidade. Ela lava duas vezes. Não entendi porque, os pais também não sabem.

Como eles conseguiram?

O primeiro item foi a dedicação da mãe. A criança não está na creche em que uma pessoa tem que ensinar a dezenas de crianças com dêem se comportar e que uma delas ensina a todas as outras a chorar e a derrubar a comida no chão.

Alem disso, os pais tem uma atitude saudável em relação aos alimentos e bebidas. Como a comida devagar, juntos, não bebem durante o almoço. Não existem conversas estressantes durante esse tempo em comum. Não existem doces e balas entre as refeições e os horários são mantidos, assim todos sabem que quando devem estar prontos para comer .

Adicionalmente, os alimentos colocados a mesas não são opcionais, todos devem comer o que está servido, nada a mais nada a menos. A alimentação não serve para estancar a ansiedade. A mãe não suplica que a criança coma, simplesmente não há opção.

A criança possui horário específico para olhar televisão. A televisão não é usada para manter a criança quieta enquanto a mãe desenvolve suas atividades, mas sim como uma ferramenta auxiliar. São usados pequenos filmes educacionais de forma moderada. A mãe complementa os ensinos dados e reitera e assume sua autoridade e responsabilidade sobre a educação da criança.

Tudo foi simples? Não.

Como os dois trabalhavam o orçamento diminuiu.
Então de comum acordo cortaram despesas que representavam pequenos confortos e se adequaram ao novo estilo de vida.

Ela deixou a faculdade.

Ela percebeu que poderia retomar se quisesse assim que a filha crescesse. Assim fizeram uma poupança para bancar a faculdade no futuro, em caso de necessidade.

Ela planeja seu tempo na casa.

Duas vezes por semana eles saem para uma aula de dança e duas vezes por semana ela faz pilates.

Os fatores de sucesso dessa relação casal x filha são:

- foram feitos acordos entre os adultos, aceitos e executados a contento;
- avaliação do que é urgente x necessário;
- papéis e responsabilidades dentro da família não estão invertidos;
- filho planejado e dentro da cerca protetora do casamento;
- Pais se prepararam com cursos para receber a filha.

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