quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Pagamento de Lubrificação


O pagamento de lubrificação é uma prática prevista na lei americana que permite o pagamento de valores para que, segunda a Wikipedia, “funcionários públicos de outros países realizem os atos governamentais que eles legalmente necessitam realizar”.
Os pais que desconhecem o uso correto da autoridade apresentam um comportamento que os leva à agir com suborno em relação a seus filhos. Essa prática alimenta uma cultura de corrupção que todos detestamos em agentes públicos, como por exemplo, os políticos.
Quando os pais usam com freqüência a expressão “se você fizer tal coisa, ganha tal coisa” é uma forma de suborno. Fica implícito para o novo ser que se forma que todas as suas ações devem ser regiamente pagas. Criamos uma legião de jovens e adolescentes que não se mexem de seus quartos se não há ganho ou ressarcimento pelo “trabalho” de estudar, arrumar seu quarto ou mesmo ajudar os pais nas tarefas da casa.
O supermercado é um bom exemplo disso. As crianças já sabem que ao se comportarem bem vão ganhar um doce, bala ou salgadinho. O suborno já é esperado. O bom comportamento não dirigido pelo coração, rejeitando o mal e orientando-se pela prática do bem. Sendo assim, torna-se plausível que como futuro agente público mereça ganhar por fora para cometer atos lícitos ou ilícitos.
Não podemos confundir o suborno com recompensa. A recompensa é um prêmio pela atuação. Não é uma promessa, não acontece sempre e se refere à performance e não a comportamento.
O exemplo é do filho que alcança notas acima da sua própria média ou que supera um percentual previamente acordado com os pais, embora eu prefira que seja na forma de uma surpresa. A surpresa comunica para o filho que o pai está observando o seu esforço e está feliz por isso. Respeitar os mais velhos, ceder o lugar ou mesmo arrumar o quarto são ações de comportamento que devem fazer parte da vida cotidiana das pessoas.
A superação de expectativas em relação a atividades físicas ou habilidades ligadas a arte podem ser regiamente recompensadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário