segunda-feira, 24 de junho de 2013

Amando seu filho!!!

Comunicação Negativa
A comunicação com os filhos pode influenciar o comportamento e a aceitação do filho como membro da família. Tom de voz, expressão do rosto e as palavras duras podem fazer diferença no entendimento do que queremos transmitir de informação para a criança.
Pais que brigam com os filhos por qualquer motivo, gritam, falam palavrões e criticam  desmedidamente ou descontam seu nervosismo nos filhos estão colocando cargas que os pequenos não conseguem carregar.
Punição Corporal
Se os erros cometidos pelos pequenos são punidos fisicamente ou se há percepção de injustiça nesse ato teremos um jovem profundamente insatisfeito e infeliz dentro de casa.
Modelo
O modelo paterno é muito importante para o desenvolvimento do coração juvenil. Os pais devem realizar com maestria o que ensinam aos filhos, também cumprem o que exigem  e participam de atividades legais aos olhos dos filhos.
Sentimentos dos filhos
Os sentimentos dos filhos a respeito dos pais são importantes meios de medir o resultado da educação e da participação dos pais na vida dos filhos.
Tenho visto que alguns filhos ostentam com orgulho e declaram que tem os melhores pais do mundo. Além disso, se sentem amados, possuem exemplos, tem orgulho dos pais e até os citam como melhores amigos. Essa é uma medida de resultado mas ser amigo do filho é o resultado final de uma relação e não um objetivo a ser perseguido. Alguns pais cedem autoridade na busca incessante de serem os melhores amigos de seus filhos.
Isso é suborno e ensina lições muito erradas a cerca de relacionamentos.
Clima conjugal Positivo
Pais com um clima conjugal positivo mostram aos filhos um mundo mais seguro. Pais que fazem carinho um no outro, elogiam-se mutuamente, se abraçam e falam bem um do outro, dão uma demonstração inequívoca de seu bom relacionamento e até que se amam.
Um clima negativo com acusações, xingamentos, intrigas faz desabar a sensação de segurança dos filhos. Eles tendem a se afastar desse ambiente e dessas pessoas. Procuram ambientes mais estáveis e tranquilos fora de casa.
Todos esses elementos se usados negativamente podem desestabilizar o futuro jovem.
Eles tentam entender o que fizeram de errado e por vezes passam a internalizar que eles próprios são um erro, que não pertencem. Uma das características dessas crianças é a tentativa de se estabelecer em grupos sociais fora de casa como gangues e grupamentos por vestimenta (darks), música (funk) em oposição ao comportamento e grupos sociais estabelecidos e vividos pelos pais.
Afastar-se dos grupos sociais que os pais frequentam e das atividades que mais gostam pode ser um dos sintomas de uma crise de pertencimento. A pressão externa de encaixar-se no modelo do mundo onde vive, encontra vazão no coração da criança ou jovem. Quando a criança entende que faz parte de uma família em que é ouvida e aceita como é passa a rejeitar mudar por mudar. Prefere a estabilidade. Ela prefere ser e estar com a família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário